Vacinação acelera em junho e 37,9% das 1ªs doses já aplicadas no país foram mês passado

De todas as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Brasil até 1º de julho, 37,9% foram ao longo dos 30 dias do mês de junho. Segundo levantamento da revista Veja, 28,1 milhões de brasileiros foram parcialmente imunizados ao receberem a primeira dose do imunizante no mês passado.

O índice é registrado após uma queda no ritmo de vacinação no mês de maio, em comparação com abril. A redução na velocidade de vacinação é atribuída a atrasos na entrega de doses prontas e na matéria-prima para a produção de vacinas pelo Instituto Butantan e Fiocruz.  A reportagem ressalta que o mês de junho bateu todos os recordes até o momento.

Durante o mês passado 3,7 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com a aplicação da segunda dose. Isso significa que, apenas no mês de junho, 31,8 milhões de doses foram administradas no país, o que corresponde a uma média de 1.061.247,5 injeções diárias, calcula a reportagem da Veja.

A previsão para a vacinação nos próximos meses é otimista. A expectativa é que o ritmo se acelere já que nos três primeiros dias do mês, 4,1 milhões de brasileiros receberam a primeira ou uma dose única da vacina contra a doença.

Além disso, o Ministério da Saúde espera receber mais de 41 milhões de doses de vacinas da da Pfizer-BioNTech, da Fiocruz e do Instituto Butantan em julho.