Tradicionais aliados em corridas eleitorais, PT e PCdoB disputam Prefeitura de Santa Inês

Hemerson (PT) enfrenta Júnior (PT). Fotomontagem: BMFrahm

Tradicionais aliados em corridas eleitorais, em âmbitos municipal, estadual e nacional, o PT e o PCdoB vão estar em lados opostos na disputa pela Prefeitura de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá.

O atual prefeito do município, professor Hemerson Novais Eloi, eleito no PT em 2016, tentará a reeleição pela mesma sigla partidária. Representando a ”Coligação Pra Santa Inês Continuar Avançando”, Hemerson não repetirá a chapa do pleito anterior, quando teve como vice o médico Fábio Quintão (PRB). Depois que ambos assumiram os respectivos cargos, romperam.

Para a sucessão 2020 o petista escolheu o também professor, Erivaldo Santana (PSB), que inclusive atuou no início da atual gestão municipal como secretário de Cultura, tendo sido exonerado posteriormente, estava exercendo a função de pedagogo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e, nas últimas eleições, foi um dos apoiadores de Hemerson e era considerado crítico ferrenho e opositor do governo anterior nas redes sociais, representado à época pelo então prefeito Zé Afrânio (PCdoB) – in memoriam, que teria desistido de disputar reeleição.

Já o Partido Comunista do Brasil, que em 2016 chegou a fazer aliança com o PT em apoio a Hemerson, tem como candidato a prefeito pela Coligação ”Governando com o Povo”, José Castro Mendonça Júnior, filho do militante e líder local da legenda, Castro Mendonça. Júnior de Valdélia, como é popularmente conhecido, apesar de defender o projeto do professor, quando o grupo unido venceu o então candidato do MDB, Renê Rotondano, declarou guerra ao ex-aliado e passou a fazer denúncias contra a gestão, com aparições frequentes em vídeos, cujos conteúdos reforçavam suas pretensões polícias  e agora ele confirmou seu ingresso na briga pelo poder. Como candidato a vice, escolheu o médico e ex-prefeito Emerson Amaral de Almeida, do Democratas.

Interlocutores dos dois partidos, PT e PCdoB, questionados pelo Blog Marcos Frahm, garantem que não há nenhum mal-estar entre as siglas a nível estadual e que a disputa é local. O professor é correligionário do deputado federal Jorge Solla e Júnior tem o apoio de Alice Portugal. Santa Inês tem 8.471 eleitores aptos a votar.