Rua fica interditada em Jaguaquara após chuva destruir obra de esgotamento sanitário

Ladeira da Bela Vista fica interditada. Foto: Blog Marcos Frahm

A Rua Bela Vista, principal via de acesso a uma área com um grande número de moradores do bairro Casca, em Jaguaquara, encontra-se interditada desde a noite de quinta-feira (4), após águas da chuva terem gerado infiltrações que provocaram erosão em obras de esgotamento sanitário que eram realizadas na ladeira.

Uma empresa de engenharia, KME, teria sido contratada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa para executar obras na cidade e alega que a chuva teria causado o bloqueio da via, que atinge milhares de pessoas, prejudicando até o tráfego de pedestres no local.

O problema obriga moradores a mudar os hábitos diários e revolta a comunidade. ”Se a gente já não tinha segurança ao transitar pela ladeira que é estreita, agora a situação piorou. O curioso é que a empresa começou a cavar a rua no início da semana e ninguém da Prefeitura ou Embasa apareceu para acompanhar o serviço. Isso é uma falta de respeito com a comunidade”, lamenta um motorista, que se diz prejudicado ao ter que usar outra rota distante, para ter aceso a Rua Lindolfo Porto, ainda pagando combustível caro.

Outros moradores disseram sentir a ausência da Prefeitura e da Embasa para fazer inspeção in loco e acompanhar as obras antes da chuva. Um representante da KME informou que as providências estão sendo tomadas para recuperar o pavimento no trecho.

Depois dos transtornos, pessoas do Poder Executivo e da Estatal estiveram no local. A ladeira registra, há décadas, um grande fluxo de veículos e pedestres e é bastante frequentada por políticos da cidade em época de campanha eleitoral.

Em 2018, passou por intervenção por meio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, com implantação de pavimentação asfáltica, que teve parte destruída nesta semana.