Retorno às aulas presenciais é tema de reunião em Jequié, entre vereadores e donos de escolas

A possibilidade do retorno gradativo às aulas presenciais foi abordada em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Jequié, na última quarta-feira (16), da qual participaram vereadores e alguns proprietários de escolas da educação infantil. O encontro com os membros da Comissão de Educação da Casa e outros parlamentares, proposto pelo vereador Gutinha, ocorreu com o intuito de ouvir as demandas do segmento e buscar meios no sentido de assegurar a volta das aulas de forma segura, a partir de protocolos de segurança sanitária que podem deixar as escolas aptas para receber os alunos e profissionais.

Uma das sugestões foi a apresentação de um Projeto de Lei tornando a educação como atividade essencial, assunto encaminhado para o departamento jurídico da Câmara. Ficou acordado que haverá uma nova reunião para a qual serão convidados o prefeito da cidade, a secretária de educação, além de representantes do Conselho Municipal de Educação, APLB, Ministério Público e donos de escolas.

”Entendemos que este é um debate necessário tanto do ponto de vista das crianças, que estão fora do ambiente escolar desde o início do ano passado, tanto do ponto de vista das empresas que carecem de um fôlego em meio as dificuldades que enfrentam, impostas pela prolongada crise da Covid-19. Ninguém imaginava que essa situação se arrastaria por tanto tempo, no caso, mais de um ano e meio”, observa Gutinha, que é favorável a abertura de um canal permanente de diálogo.

O vereador enfatiza que a pandemia tem provocado impactos na saúde mental da comunidade escolar e por conta disso, ”é preciso construir as condições objetivas para o retorno das aulas presenciais, estabelecendo os critérios necessárias para isso, considerando que o ensino presencial é fundamental e insubstituível, sem falar que esta é uma realidade com a qual todos terão que aprender a lidar”. *Por Souza Andrade