Professores e alunos não aceitam divisão de turmas entre colégios estaduais e pedem apoio da Prefeitura

Dezenas de alunos, professores e servidores do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio das Contas ocuparam na manhã dessa segunda-feira (30) a área em frente ao prédio da Prefeitura de Ipiaú, em busca de apoio no diálogo com o Governo do Estado para impedir o deslocamento de algumas turmas da unidade de ensino técnico para colégios da rede estadual situados em Ipiaú, informação divulgada em recente reunião com representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica – SUPROT. Ressaltando que os estudantes continuam sem aulas presenciais devido a falta de transporte escolar.

Presente no protesto, a professora Mirian Caló destacou: ”O movimento pede que a gente permaneça na nossa escola. O Governo do Estado dizer que não tem condições de pagar o transporte escolar soa estranho, pois até março do ano passado a gente tinha transporte regular mantido pelo governo (…) Nosso protesto aqui não é contra a prefeitura, nós queremos o apoio da prefeita (Maria) para interceder por essa situação junto ao governador Rui Costa”.

Após persistir no protesto, representantes dos alunos, pais de estudantes e professores foram recebidos na prefeitura, onde participaram de uma reunião, acompanhada também pelos vereadores Orlando Santos e Cleber Gadita. Até a publicação dessa matéria, ainda não havia sido divulgado o resultado do encontro entre as partes.

Conforme as informações repassadas por representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica aos professores do CETEP na última sexta-feira (27) , a maioria das turmas será deslocada para o Colégio Estadual de Ipiaú e o Complexo Integrado de Educação -CIEI-, antigo Colégio Modelo. Os demais continuarão lotados no CETEP.

O estado alega que os recursos disponíveis para o transporte estudantil cobrem apenas os deslocamentos dos alunos residentes na zona rural. A comunidade do Cetep/Médio Rio das Contas busca uma via de negociação que até então não foi aberta pelo governo estadual. Atualmente, cerca de 500 estudantes oriundos de municípios da região estão matriculados no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas. Com informações do Blog Giro em Ipiaú