Professores de Itiruçu protestam por reajuste; prefeita faz contraproposta e diz que dialoga com APLB

Professores saíram as ruas da cidade. Foto: Itiruçu Online

A manhã desta quarta-feira (16) foi marcada por manifestação de professores da rede pública municipal de Itiruçu, que saíram às ruas reivindicando o reajuste de 33,24% do piso do magistério, anunciado pelo Governo Federal. Os professores, liderados pela APLB Sindicato local percorreram as principais vias centrais da cidade, usando cartazes e panfletos com frases de efeito.

Em contraproposta, a Prefeitura teria sinalizado aumento de 10,13%. A redação do BMFrahm entrou em contato com a prefeita Lorena Di Gregório (PSD), tendo a mandatária afirmado que nenhum servidor ficará sem receber o piso e que busca amplo diálogo com a categoria. ”Nós tivemos reunião com a APLB, sugerimos um aumento de 10,13%, porém, não foi aceito pela APLB e nós voltaremos a nos encontrar para que posamos discutir esse assunto, pois o aumento de 33,24% concedido pelo Governo Federal vai impactar muito nas  contas do município e nós estamos negociando para que não tenhamos um reflexo tão grande, porque vai onerar o Fundeb em pelo menos 95% e a gente vai perder um pouco da capacidade de investimentos. Mas o importante é que nenhum professor da cidade vai receber abaixo do novo piso salarial, com esse aumento de 10,13%”, disse a gestora.

Lorena considera que o reajuste concedido pelo Governo impactou nas contas de todas as prefeituras, sobretudo de municípios pequenos como Itiruçu. Entretanto, a gestora disse que não discorda dos professores pelo ato de manifestação pública. ”É um direito deles e todos os municípios estão tentando fazer ajustes para conceder reajuste. Estamos prezando pela reestruturação das escolas, fardamento, alimentação de qualidade, oferecendo melhores condições de ensino, mas os professores também tem o direito deles e nós vamos continuar dialogando”.