Prefeitura de Santa Inês estima público de 30 mil pessoas em noites de shows do Festival de Cultura

Área da festa deve concentrar 30 mil pessoas. Foto: Thiago Santiago

De 13 a 21 de janeiro, não vai faltar animação para a população do Vale do Jiquiriçá comemorar o retorno do Festival de Cultura, que ao longo dos anos tornou-se a maior festa popular do território.

Suspenso de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, o evento promovido pela Prefeitura de Santa Inês, com o apoio da Bahiatursa, volta a ser realizado com expectativa de grande público, que poderá acompanhar apresentações musicais e culturais em dois palcos montados na Praça Araújo Pinho, Centro da Cidade dos Dinossauros.

Nomes como João Gomes, Vitor Fernandes, Thiago Aquino, Tayrone, Xanddy Harmonia, Marcynho Sensação, Nadson Ferinha, Lambasaia, Toque Dez, Jaldo Rodrigues, Yayá Massemba, além de bandas locais e regionais. A festa começa oficialmente na sexta-feira (13), a partir das 21h.

No domingo (15), às 09h, um cortejo de baianas e de fiéis percorrerá ruas da cidade, seguindo em direção Igreja Católica, onde será realizada a tradicional lavagem das escadarias, que acontece após saudações dos fiéis a padroeira Santa Inês.

O Festival de Cultura 2023 contará com 27 mil metros quadrados de área, que abrigarão mais de 30 mil foliões nos dias de grandes atrações, conforme a estimativa de membros da organização.

Nas redes sociais, o prefeito Emerson Elói (PT) comentou sobre a expectativa e alertou para o acesso ao evento. ”Estamos arrumando tudo e eu queria prestar algumas informações: todo o circuito do festival será isolado com placas, seguranças, policiais e nós vamos permitir a entrada através de dois portais. O principal será na Praça do Cruzeiro e o outro próximo a base da Cipe Central, com detectores de mental. O cooler será vistoriado e não pode entrar nada de vidro, como litro, garrafa, uma questão de segurança para as famílias. Vamos ter dois palcos nesse ano e, intervalo, praticamente não vai ter”, destacou o gestor.