Prefeitura de Jequié, por meio da Superintendência de Trânsito, avança com licitação da Zona Azul

Karla Geambastiane acompanha licitação. Foto: Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), realizou, nesta quinta-feira (24), como parte da etapa final da licitação pública, a prova de conceito com a empresa E-Parking Estacionamento Ltda. que, se aprovada, será a responsável pela implantação do serviço de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul.

Estiveram presentes a superintendente, Karla Geambastiane; o diretor administrativo da unidade, Sinval Guimarães; os agentes Bruna Félix Almeida e Aires Marcel Oliveira Costa; e os representantes da empresa, Marcos Vasconcelos, Alisson Lage, Rafael Bacarin, Rafael Rosa e Derly Riffel.

A prova de conceito é usual nas licitações para contratação de solução de tecnologia, a fim de verificar se o proposto pelo licitante atende as exigências do edital e, durante a apresentação, a E-Parking, empresa baiana, classificada no processo de licitação, realizou testes em todas as ferramentas que serão usadas no sistema de estacionamento rotativo da cidade, como os terminais de autoatendimento; os terminais de Personal Digital Assistants ou PDA, que serão usados pelos monitores durante o trabalho; os veículos de monitoramento das vagas, dotados com câmera de leitura de placas, possibilitando a fiscalização dos veículos em tempo real, sem a presença do monitor, entre outras.

Se aprovada nesta última etapa e quando a E-Parking der início ao estacionamento rotativo, o cidadão poderá fazer a aquisição dos tickets de estacionamento por meio do cartão de crédito, cartão de débito, um cartão no formato pré-pago ou em dinheiro e o atendimento ao usuário deverá ser feito de forma presencial, por meio de um dos monitores de estacionamento ou nos terminais de autoatendimento, através de um aplicativo para celulares ou no site da empresa.

”O estacionamento rotativo é uma demanda antiga apresentada pela própria população e pelo comércio local. O monitoramento das vagas de estacionamento deverá ser feito, exclusivamente, pelos monitores da empresa, que serão, também, os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da rotatividade dos veículos estacionados nas vias do eixo central da cidade, bem como o controle e a aferição do uso remunerado das vagas no sistema. Estaremos dando início às operações, assim que todas as etapas da licitação estiverem cumpridas e, com isso resolver o problema da falta de vagas de estacionamento, permitindo mais mobilidade urbana para o município de Jequié.”, destacou, Karla Geambastiane, superintendente da SUMTRAN.