Jequié: Em parceria com UESB e FTC, Prefeitura realiza levantamento epidemiológico em odontologia

Equipes fazem exames clínicos em crianças estudantes. Foto: Secom

A Prefeitura de Jequié, numa ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e com o Curso de Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), realizou nos dias 2 e 9 de abril, o levantamento epidemiológico em odontologia, com o objetivo de coletar informações referentes a problemas de saúde bucal na população.

As equipes técnicas realizaram, nesses dois dias, mais de 1000 exames clínicos com fins epidemiológicos, a fim de compreender melhor as doenças e agravos relacionados à saúde bucal da população analisada. O estudo foi realizado com alunos regularmente matriculados nas escolas do município, com idade entre 4 e 5 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

Os casos mais comuns encontrados nas crianças dentro do perfil analisado, o que pode ou não vir a ser confirmado no levantamento realizado agora, em Jequié, são a incidência de cárie e índices periodontais, condições de oclusão, fluorose, traumatismos dentário e a ocorrência de dor de dente, entre outros. Essa pesquisa, além de embasar, do ponto de vista epidemiológico, as ações previstas nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal e subsidiar ações para o fortalecimento da gestão dos serviços públicos em saúde bucal, nas diferentes esferas de governo, permite a análise comparativa dos dados nacionais, com dados de outros municípios, países e com as metas da Organização Mundial da Saúde.