Prefeitura de Jequié e UESB assinam convênio para cooperação técnica e científica

Ato de assinatura ocorreu na sede da Prefeitura. Foto: Divulgação

Um convênio para cooperação técnica e científica foi assinado entre a Prefeitura de Jequié e a  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), nesta terça-feira (03/09), tendo por objetivo promover a conjugação de esforços, para a implementação e o desenvolvimento de ações conjuntas, a partir do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Software (CPDS), da UESB/Jequié, comprometendo-se na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) para o município.

O PDTIC é o instrumento de gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação que envolve diagnóstico, planejamento, abrangendo habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender as necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais.

”Esse é o marco histórico importantíssimo, tanto para a Universidade quanto para Jequié. A partir desse convênio assinado nós vamos poder pensar o município de Jequié numa perceptiva de transforma-lo em uma cidade desenvolvedora de tecnologia, podendo trazer novas possiblidades de negócio.”, disse a professora Claudia Lopes, coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS/UESB).

O prefeito Sérgio da Gameleira, assinou o convênio, juntamente com o Reitor da UESB, professor Luiz Otávio de Magalhães; do diretor-geral do Instituto Federal da Bahia/campus Jequié, professor Luciano Pestana Santos; secretários municipais e representantes da CDL, ACIJ e Conselho Comunitário de Jequié. ”Há quase 20 anos que não é celebrado nenhum tipo de parceria entre a administração municipal e a UESB. Essa data de hoje é histórica”, disse Gameleira.