Lajedo: Prefeita afasta secretária, diretora de hospital e motorista após transporte de carne em ambulância

Mariane instaura processo administrativo. Foto: Blog Marcos Frahm

Após vereadores da oposição revelar em vídeo que uma ambulância da Prefeitura de Lajedo do Tabocal estaria fazendo transporte irregular de carne para abastecer o Hospital Municipal Álvaro Vasconcelos Fagundes a prefeita Mariane Fagundes decidiu afastar dos respectivos cargos a secretária de Saúde, a diretora do Hospital e o condutor da ambulância. A prefeita instaurou um Processo Administrativo Disciplinar, para apuração dos fatos e identificação de supostos culpados pela irregularidade.

Em decreto publicado no Diário Oficial, conforme apurou nesta sexta-feira o Blog Marcos Frahm, a gestora esclarece que ”a gestão pública é regida pelos princípios da legalidade, impessoalidade, eficiência, transparência, e principalmente o princípio da moralidade, restando todos os servidores públicos e eles adstritos”. No Decreto, Mariane designou uma Comissão de Sindicância, composta por: José Roberto Queiroz das Neves, Manoelito Argolo Júnior e Robeilson Almeida dos Santos, servidores que integram o quadro efetivo da Prefeitura. Estão afastados de suas funções a secretária de Saúde Thaisa Oliveira Ferreira de Brito, a diretora da unidade hospitalar Suramaya Barbosa Pires e o motorista Giliarde Almeida Marques.

O caso

Vereadores de oposição a prefeita de Lajedo do Tabocal, Pedro D Angelo de Souza e Josemário Almeida Marques, denunciaram, na tarde de quarta-feira (16/10), um transporte irregular de carnes em uma ambulância do Município. Segundo os vereadores, que fizeram imagens dos produtos na ambulância e publicaram em rede social, eles, os parlamentares informaram que teriam recebido denúncia de que a ambulância chegaria a tarde na cidade, transportando carnes para abastecer o Hospital Municipal.

Pedro e Josemário disseram ter feito o acompanhamento do veículo, pela BA-250, depois de deixar a BR-116 – Entroncamento de Jaguaquara e só parar no estacionamento da unidade hospitalar para descarregar. Os vereadores não revelaram qual empresa era responsável pelo fornecimento dos produtos, carne bovina, frango e embutidos e disseram ainda que acionaram a Polícia Militar após constatação do fato. O caso envolveu a Vigilância Sanitária Municipal e Secretaria de Saúde, também acionadas e incineraram os produtos.