Prefeita de Jaguaquara garante que vai concluir creches, promessa não cumprida por antecessores

Obras foram iniciadas, mas não concluídas. Foto: Blog Marcos Frahm

Em Jaguaquara, um projeto que desafia as administrações municipais ao longo da história, deve, finalmente, sair do papel. A prefeita Edione Agostinone (PP) disse, em entrevista à rádio comunitária Jaguar FM, nesta terça-feira (24), ter conseguido, em Brasília, onde esteve na semana anterior, a prorrogação do prazo para a conclusão de duas creches, cujas obras iniciadas com recursos do FNDE estão inacabadas e abandonadas desde 2012, época em que Ademir Moreira era o prefeito da cidade. ”Nós vamos concluir essas creches”, assegurou a prefeita ao se referir as construções, sendo uma na sede, no Loteamento Jatobá, bairro Casca e outra no Distrito Stela de Dubois, Entroncamento.

Curiosamente, o Município que ostentou por anos o título de ‘Cidade Escola’, é uma das poucas cidades da Bahia que não dispõe de uma creche sequer, o que provoca um forte impacto na sociedade, tendo em vista a importância da creche para o desenvolvimento da criança, até porque ela marca o início da educação infantil.

Além disso, a creche tem grande valor social, pois permite que muitas mães possam trabalhar enquanto seus filhos permanecem no estabelecimento de ensino.

A gestora teria afirmado que busca autorização do Governo Federal para a conclusão através da interferência do deputado federal Cacá Leão (PP), com quem se encontrou em Brasília.

A gestão municipal teria que entrar com recursos da Prefeitura. Caso as obras sejam concluídas, conforme garante a prefeita, Edione estará pondo fim a um verdadeiro imbróglio, ou seja, cumprirá uma promessa que serviu de palanque eleitoral para o antecessor e padrinho político, o ex-prefeito Giuliano Martinelli, que afirmava em suas declarações que findaria o mandato concluindo as creches, o que não aconteceu.

Edione também comemorou o pacote de obras que serão executadas em Jaguaquara pelo Governo do Estado, citando a nova delegacia de Polícia, Complexo Poliesportivo e três praças. *por Marcos Frahm