Prefeita de Itiruçu diz que não há previsão para abrir bares; ”pretendemos abrir por último”

Lorena mantém restrições em Itiruçu. Foto: Blog Marcos Frahm

Os bares do município de Itiruçu permanecem fechados desde os primeiros decretos relacionados à pandemia do novo coronavírus, publicados no mês de março e não há previsão de funcionamento dos referidos estabelecimentos com autorização da Prefeitura.

Conhecedora da ciência, a médica e prefeita de Lorena Di Gregório (PSD), em contato na manhã desta quarta-feira (19) com o Blog Marcos Frahm foi indagada sobre a situação da Covid-19, dizendo reconhecer que a taxa de contaminação na região começa a dar sinais de controle, mas que não é hora afrouxar as medidas de combate a doença. ”Temos confirmados 48 casos, mas apenas 08 estão ativos e um dos pacientes se encontra em UTI, em Jequié, mas graças a Deus com quadro estável. Essa é uma doença nova para todos e as restrições precisam permanecer por mais um período para reforçar a contenção do vírus”.

Questionada sobre reabertura de bares, Lorena afirmou que só decidirá pelo funcionamento quando houver decisão conjunta, referindo-se aos colegas gestores dos município vizinhos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá. ”Ainda não abrimos bar. Vamos aguardar as cidades mais próximas, pretendemos abrir por último. O comércio da cidade está funcionando em horário normal, seguindo as orientações de higienização, e aos domingos só até ao meio dia”, disse.

A gestora assegurou que está mantida a barreira sanitária na entrada da cidade, que inclusive é considerada uma das mais rigorosas da região, com o monitoramento de pessoas que chegam a Itiruçu. Muitas das quais, oriundas de outras cidades, não conseguem o acesso.

No Vale, apenas Jaguaquara determinou, por meio de decreto, a reabertura de bares, até as 23h. Em todo o território de identidade, são 2.924 casos da Covid-19, com 2.352 recuperados e o registro 42 óbitos em alguns municípios.