Pesquisa aponta que mais da metade da população desaprova desempenho de Jair Bolsonaro

Pesquisa mostra avaliação negativa de Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega

A avaliação negativa do governo Bolsonaro é de 35,5%, de acordo com uma pesquisa de opinião realizada pela CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira (22), que mostra ainda que a avaliação positiva do presidente chegou a 32,9%. Os que acham o governo regular são 30,2%. No entanto, os números mostram também que, em relação ao desempenho do presidente, a rejeição é de 51,4%, e os que o aprovam são 43,5%. O levantamento também fez projeções para os próximos seis meses com relação a diversos temas.

Emprego e renda
A pesquisa aponta também que em relação ao emprego, 28,1% consideram que a situação vai melhorar e 40% acham que vai piorar. Já os que acham que vai ficar igual são 30,3%. Sobre a renda mensal, os que acreditam que vai melhorar são 22,7%, já que vai piorar são 24%, e que vai ficar igual: 51%.

Presidente
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre quais são as principais qualidades do presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação dos brasileiros, são: sincero, com 29%, honesto, com 11%, e inteligente, com 8%. Já os principais defeitos são: mal-educado, com 20%, despreparado aparece com 17%, autoritário, com 16%, e exagera na briga com a imprensa, com 16%.

Pandemia e economia
Em relação à pandemia da Covid-19, 54% dos entrevistados aprovam a atuação do Governo Federal, enquanto 42% desaprovam. Com relação à economia, a maioria dos brasileiros deseja o retorno do auxílio emergencial com os mesmos valores praticados em 2020, assim como acredita que a economia será retomada somente em 2022.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 20 de fevereiro, com 2002 entrevistados de maneira presencial, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.