Operação da Polícia Federal contra prefeito em Jequié mexe com tabuleiro político da Cidade Sol

Polícia Federal visitou condomínio de luxo. Foto: Leitor/BMFrahm

Os fatores que sustentam a política de Jequié estão em plena ebulição. A operação de Hoje, desencadeada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU), intitulada de Old School, de combate a fraudes em licitações e desvio de verbas públicas no município mexe no tabuleiro político.

Viaturas da PF chegaram nas primeiras horas desta quinta-feira (2), na Cidade Sol, percorrendo vários pontos. Além de prédios públicos como a Prefeitura, agentes da PF também estiveram em casas de funcionários lotados na educação municipal.

De um lado, aliados de Gameleira adotam a lei do silêncio. De outro, adversários espalham fotos das viaturas, escrafucham as redes sociais, acompanham as movimentações da polícia na cidade e se interessam por cada informação que surge relacionada à ação da PF, deixando de lado, inclusive, notícias de Covid-19, que vinha dominando a pauta no município.

No mês passado, a Câmara de Vereadores de Jequié chegou a afastar cautelarmente o prefeito, com votos de vereadores da oposição, sob a justificativa de que Gameleira teria cometido irregularidades no exercício do cargo.

No dia seguinte, o vice-prefeito Hassan Iousseff (PP), hoje aliado do pré-candidato a prefeito e adversário direto de Sérgio, o deputado estadual Zé Cocá (PP), chegou a ser empossado prefeito, na presença do deputado, mas ficou no posto por apenas 24 horas, deixando a cadeira depois de decisão judicial, que reconduziu Gameleira. Agora, parece não ter jeito. O prefeito será afastado, conforme as últimas informações e Jequié deve ter um novo comandante.