Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia em Jequié celebra a inclusão no esporte e reúne 21 delegações

Evento ocorre no Ginásio Poliesportivo Aníbal Brito. Foto: Divulgação

Foi dada a largada para os jogos das Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia. A cerimônia oficial de abertura aconteceu na noite de terça-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Aníbal Brito, na cidade de Jequié. As medalhas estão sendo disputadas por mais de 400 competidores vindos de diversas unidades espalhadas pelo estado.Os jogos, que vão até o dia 16, contam com 8 modalidades, sendo elas: atletismo, futsal, bocha, futebol de sete, natação, ginástica rítmica, capoeira e handebol.As competições estão acontecendo simultaneamente no Ginásio Aníbal Brito, no Complexo Esportivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e no Décimo Nono Batalhão da PM.

As 21 delegações participantes representam as cidades de Camaçari, Canavieiras, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Estevão, São Francisco do Conde, Una, Valente e Vitória da Conquista.

O evento é promovido pela Federação das Apaesdo Estado da Bahia (Feapaes-BA), em parceria com a Apae de Jequié.Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, se trata de um evento muito importante, pois está reunindo a comunidade apaeana da Bahia que estava afastada há dois anos por conta da pandemia. ”É o maior evento esportivo voltado à pessoa com deficiência intelectual e múltipla no estado e serve como seletiva para a edição nacional dos jogos, que acontecem em Aracaju, em dezembro.  Eu estou muito feliz com a realização das Olimpíadas, a cerimônia de abertura foi um sucesso e estamos trabalhando para que os nossos assistidos, os protagonistas de tudo, desenvolvam sua autonomia através de seus talentos esportivos”, conta a o presidente.