Jequié: Vereador defende implantação de Programa de Monitoria Estudantil na Rede Municipal

Marcinho teve requerimento aprovado. Foto: Emanuel Jr

O vereador Marcinho teve aprovado na Câmara Municipal de Jequié, Requerimento (52/2021) em que defende a implantação de um Programa de Monitoria Estudantil na Rede Municipal de Ensino, cujo objetivo principal é estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa tem por base o Programa +Estudo do Governo do Estado da Bahia.

Marcinho explica que, como parte do programa, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Fundamental II, para monitoria das séries do Ensino Fundamental I, e de séries já cursadas do próprio Ensino Fundamental II, a partir das notas obtidas no ano letivo anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.

Segundo o vereador, para estimular a participação dos estudantes ao programa, o Município concederá uma Bolsa Monitoria, com valor a ser definido pela Secretaria Municipal de Educação, conforme disponibilidade no orçamento, e será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.

Entre outros objetivos do Programa, estão:
● Oferecer atividade de apoio à aprendizagem escolar, desenvolvida pelo(a) estudante monitor(a) em Língua Portuguesa ou Matemática;
● Estimular a participação dos(as) estudantes no processo educacional;
● Despertar no(a) estudante o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica;
● Despertar no(a) estudante o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica;
● Criar condições para o exercício solidário e parceiro, por meio da interação entre os(as) estudantes;
● Contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a efetividade do diálogo entre os pares;
● Favorecer a cooperação entre docentes e estudantes, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem;
● E, ampliar o período de permanência dos(as) estudantes na escola.