Jequié registrou 62 homicídios até este domingo (11); polícia atribui crimes a guerra entre facções

IML recolheu corpo de adolescente neste domingo. Foto: BMFrahm

Com o assassinato de uma jovem de 15 anos na madrugada deste domingo (11) no Residencial Mandacaru I, Quadra 03, numa casa de Nº 01, subiu para 62 o número de pessoas assassinadas neste ano de 2022 no Município de Jequié, conforme levantamento feito pelo Blog Marcos Frahm junto às forças de segurança.

A adolescente assassinada por volta das 03h50 não portava documentos, segundo informou o Instituto Médico Legal, que encaminhou o corpo com perfurações à bala ao IML por uma equipe de peritos acionada pelas polícias Civil e Militar.

O delegado regional Rodrigo Fernando, coordenador da 9ª Coorpin, disse em discurso numa audiência pública proposta pela Câmara de Vereadores para debater a Segurança Pública em Jequié, no último dia (05), que o aumento do número de crimes violentos é provocado por facções criminosas que exploram o tráfico de drogas e disputam o controle da comercialização de entorpecentes em pontos diferentes da cidade.

De acordo com o delegado, o aumento de casos de homicídios é de cerca de 45% em comparação com o mesmo período de 2021 e que os bairros com maiores registros são: Jequiezinho, Mandacaru e Cidade Nova. ”A causa maior, todos sabem, que é justamente a guerra entre facções criminosas que estão instaladas no município. Essa guerra é decorrente do tráfico e para enfrentar essas situações não é só a polícia que vai dar conta. A segurança pública é um sistema e a gente precisa trazer outras forças”, justificou ao reclamar da defasagem do Código de Processo Penal, que estaria colocando criminosos nas ruas e gerando sensação de impunidade.

O delegado disse ainda que, na área da 9ª Coorpin, que responde por mais de 20 cidades, apenas Jequié e mais dois municípios da microrregião registram aumento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e destacou a redução, em todo o Estado, de 11% nos crimes.