Jequié: Câmara aprova Requerimento de vereadora propõe audiência para debater violência obstétrica

Requerimento é de autoria da vereadora Laninha. Foto: Emanuel Jr.

Um dos Requerimentos mais importantes aprovados pela Câmara Municipal de Jequié neste ano de 2020, de autoria da vereadora Laninha foi a que propõe a realização de uma Audiência Pública com o tema ”Violência Obstétrica”. A proposta dela tem por finalidade ampliar as discussões em torno da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal no município de Jequié com o olhar objetivo de buscar a proteção das gestantes e das parturientes contra a violência obstétrica.

Alerta para a importância do pré-natal, parto e pós-parto, que são eventos significativos na vida de uma mulher, da família e demais pessoas envolvidas. ”É um processo natural que envolve cuidado e acolhimento”, observa a vereadora Laninha. Alerta ainda para a violência institucional, situação que considera muito comum no Brasil e torna-se fundamental pensar em políticas públicas que combatam a violência obstétrica.

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, maternidade e unidades de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto, ou ainda no período de puerpério.