Itaquara é invadida por água suja; suspeita é de rompimento de estação de tratamento de esgoto

Água suja e fétida invadiu casas em Itaquara. Foto: Rede social

A população de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, foi surpreendida por volta das 23h desta quarta-feira (3) com um grande volume de água nas vias da cidade, sem o registro de chuva naquele momento.

As pessoas saíram às ruas com o barulho da enxurrada e começaram a exalar odor forte, suspeitando ser água da estação de tratamento de esgoto pertencente a Embasa, instalada no município vizinho de Jaguaquara, que foi atingido por forte chuva à tarde.

Contudo, não há informações sobre rompimento da estação de tratamento e as autoridades e populares em Itaquara buscam informações sobre a origem da água suja, fétida, que alagou as ruas da cidade, inclusive invadindo casas. Algumas famílias tiveram prejuízos com as residências inundadas, causando estragos em vários pontos.

Por volta das 02h desta quinta-feira, o prefeito da cidade, Marco Aurélio Costa (PSB) informava ao Blog Marcos Frahm que estava fazendo um acompanhamento in loco da situação em Itaquara, dizendo acreditar que a barragem utilizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa para o tratamento de esgoto pode ter transbordado em decorrência do temporal em Jaguaquara.