Famílias dos municípios de Amargosa e Ubaíra comemoram a entrega de habitações rurais

89 famílias receberam as chaves de suas casas. Foto: Divulgação

O sonho da casa própria se tornou realidade para 89 famílias, que receberam as chaves de suas casas, em eventos realizados nos municípios de Amargosa, na segunda-feira (16/12), e Ubaíra, nesta terça-feira (17), localizados no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.

A ação é do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), e integra o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais. O projeto ainda tem a articulação entre o Banco do Brasil, SDR/CAR e o Instituto para um Mundo Melhor (IMMEL), para a finalização de unidades habitacionais que estavam com obras paralisadas.

Maria do Carmo Carvalho, uma das beneficiadas com a habitação rural no município de Ubaíra, comemorou a entrega das chaves da casa nova, agradecendo a todos os envolvidos na execução do projeto. ”Estou muito feliz por ter minha casa própria, que eu ainda não tinha conseguido, mas me inscrevi no projeto e fui aprovada. Graças a Deus, estou morando na minha casa própria”, afirmou.

De acordo com coordenador de Habitação Rural da CAR/SDR, Guilherme Rodrigues, a entrega das casas é fundamental para permanência do homem e da mulher no campo. ”Nós trabalhamos com sonhos e poder materializar isso é muito importante. Essa é a nossa maior alegria e emoção, ver os beneficiários recebendo a chave de sua casa e celebrando a permanência no campo, com uma moradia digna”.

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, destacou que as habitações rurais ajudam a construir um novo rural. ”A casa própria não é só um imóvel, mas tudo que ela envolve, a possibilidade de criar os filhos com mais segurança, estabilidade da família, além de evitar o êxodo rural”, ressaltou.