Estado publica edital para 110 mil vagas de cursos de qualificação profissional do ”Educar para Trabalhar”

Edital da Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicado no sábado (2) abriu 110.459 vagas – distribuidas em 43 cursos – do programa Educar para Trabalhar. As inscrições para o processo simplificado de seleção serão iniciadas na segunda-feira (4) e seguirão até 9 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no portal www.educacao.ba.gov.br.

De acordo com a SEC, as vagas são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. O ingresso nos cursos ocorrerá por sorteio eletrônico, com resultado final será publicado no dia 13 de maio.

As atividades do Educar para Trabalhar são desenvolvidas em parceria com o setor produtivo, via Senac, Senai e Senar. Ao todo, o programa Educar para Trabalhar ofertou, desde 2021, 200 mil vagas.

Para ingresso nos cursos, os interessados devem ser residente na Bahia; possuir CPF válido e ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual no ano letivo de 2022 ou egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual que tenham concluídos os estudos no período de 2016 a 2021. É necessário ainda possuir documentação pessoal e registro de matrícula atualizados junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.