Em passagem por Jequié, Rui visita áreas afetadas pelas chuvas e diz que reconstrução leva tempo

Zé Cocá mostra pontos críticos a Rui Costa. Foto: Divulgação/PMJ

Após as chuvas torrenciais que assolaram cidades no Médio Território Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e do senador Jaques Wagner, estiveram, na tarde desta quarta-feira (29), com o prefeito de Jequié, Zé Cocá e visitaram diversas localidades atingidas pelas enchentes.

O governador Rui Costa pousou de helicóptero no aeródromo Vicente Grilo e seguiu de carro indo em direção a Avenida César Borges, margeando o leito do Rio Jequiezinho, seguindo até o Pompílio Sampaio, até onde fica localizada a ponte de acesso que liga o bairro ao São José, que segue interditada, e onde os estragos ainda são muito aparentes. O prefeito de Jequié, Zé Cocá, caminhou com o governador pelas vias do Residencial Vida Jequié e Beira Rio, no bairro Curral Novo e na Avenida Nazaré e localidade da Manga de Elza, na Caixa D’Água, pontos críticos durante as enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas.

Durante o trajeto, o prefeito e o governador conversaram com moradores e ouviram as principais demandas existentes para a recuperação desses locais. ”Com o alto índice de chuvas, que saturou o solo, tivemos vários pontos de alagamentos, enchentes e cheias dos rios. Em alguns lugares a água levou tudo que as pessoas tinham e até o momento, temos 295 pessoas desabrigadas e 2.114 pessoas desalojadas”, disse Zé Cocá.

Entre os vários temas abordados, o governador falou sobre o planejamento de reconstrução das cidades atingidas.”Nós vamos ter, em cada município, que ir elegendo as prioridades, porque se esse conjunto de infraestrutura levou, às vezes, 50 anos para ser construído e a água levou tudo de uma vez, não vai ser em três meses, seis meses, que nós vamos reconstruir tudo. Tenho conversado com os prefeitos para estabelecer as prioridades urbanas e rurais”, afirmou Rui.