Em Jequié, vídeo do prefeito gera CPI na Câmara, mas pedido de afastamento é derrubado

Por 10 votos a 06, pedido é arquivado. Foto: Emanuel Jr

A primeira sessão ordinária de 2020 da Câmara Municipal de Jequié, realizada na noite desta quarta-feira (19),  foi marcada com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – assinada por todos os 19 vereadores, com o objetivo de apurar o conteúdo de um vídeo no qual aparece o prefeito do município, Sérgio da Gameleira, numa gravação feita no interior do carro de um cidadão identificado como um agiota da cidade.

A comissão processante é composta pelos vereadores: Zé Simões (presidente), Guina Lopes (relator) e Ramon Fernandes, pela bancada da maioria e Admilson Careca e Reges Silva indicados pela bancada da minoria.

Na mesma sessão, foi lido o pedido de afastamento do prefeito do cargo, protocolado pelo cidadão José Lientinho dos Santos. Por 10 votos contrários e 06 votos favoráveis o pedido foi arquivado. Nesse caso, o presidente não vota.

O vereador Ivan do Leite apresentou justificativa para sua ausência. Dorival Jr. não estava presente no momento da votação, argumentando que não estava se sentido bem de saúde. No dia anterior, o prefeito esteve na abertura do ano legislativo, quando afirmou que vem sendo vítima de uma armação.

Plenário da Câmara esteve lotado mais uma vez. Foto: Marcos Frahm

Votos contrários ao pedido de afastamento os vereadores: José Simões, Roque Silva, Beto de Lalá, Eliezer Fiim, Gutinha, Pastoleiro, Ramon Fernandes, Guina Lopes, Marcinho e Adriano Guião.

Votos favoráveis ao pedido de cassação: Soldado Gilvan, Admilson Careca, Joaquim Caíres, Laninha, Colorido e Reges Silva. Durante a votação, a segurança na Casa foi reforçada com a presença da Polícia Militar e Guarda Municipal. As galerias da Câmara foram tomadas seguidores e opositores do prefeito.

De um lado, um grupo aplaudia os vereadores governistas e gritavam palavras de ordem como: ”é armação”. Do outro lado, populares, inclusive professores gritavam ”Fora Gameleira”, com vaias aos vereadores que discursavam em apoio ao chefe do Executivo, que saiu vitorioso da sessão com o arquivamento da denúncia.