Cravoândia: Sem acordo após reunião com a prefeita, professores mantêm greve no município

Professores continuam de braços cruzados. Foto: Divulgação/APLB

Os professores da rede municipal de Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, decidiram manter a greve, que foi iniciada no último dia (13). Segundo informações da APLB-Sindicato local, em contato com o Blog Marcos Frahm, a decisão de continuar o movimento grevista veio após um encontro entre APLBA, representantes da categoria e representantes do Poder Executivo, inclusive a prefeita Ivete Soares (PSD), na última terça-feira (19), na Prefeitura de Cravolândia.

Os educadores dizem que cobram o pagamento do terço de férias, a mudança de nível dos professores, e que reivindicam a promoção desde o início do ano de 2017, quando reuniram-se com a prefeita, além dos 50% do retroativo do piso salarial de janeiro de 2018. Segundo a APLB, quanto ao retroativo, a gestão só efetuou o pagamento de uma das parcelas. Após reunião, os manifestantes saíram às ruas da cidade em ato de protesto, informando que mantém a greve por tempo indeterminado e acusam a gestora de não cumprir acordo firmado com a categoria, de que iria atender as reivindicações.

”Não teve acordo. Ela [a prefeita] prefeita propôs pagar só 15% da mudança de nível e disse que tem até 31 de dezembro para pagar o terço de férias, afirmando que não pagava antes nem dava previsão de pagamento e que a educação de Cravolândia está falida”, disse José Carlos, secretário-geral do sindicato. Ele afirma que o movimento não tem cunho político. Alunos estão prejudicados na sede e na área rural do município. A redação do BMFrahm não consegue manter contato com a prefeita.