Jequié: Comitê de Análise apresenta relatório dos investimentos da Prefeitura com o coronavírus

Reunião aconteceu nesta sexta, na Sec. de Saúde. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jequié, em nota pública distribuída à imprensa, informou a realização de uma reunião, nesta sexta-feira (5), na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, envolvendo membros do Comitê Extraordinário de Análise, responsável pela análise dos investimentos em ações de enfrentamento ao coronavírus, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a nota, o objetivo da reunião foi de propiciar transparência com os gastos públicos no período de pandemia.

Na ocasião, estiveram presentes, os membros do Comitê, o assessor jurídico da Secretaria, Matheus Silva dos Anjos; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Rita Rodrigues; a diretora do departamento de Compras, da Secretaria, Priscila Moura Souza; a diretora do departamento de Planejamento, da Secretaria, Danuza Britto, e a representante do Núcleo de Enfrentamento da Covid-19, Thalita Lima Silva. O Observatório Social de Jequié (OSJ) foi convidado à reunião, mas não indicou o nome que faria parte do Comitê.

Durante o encontro, foram prestados os devidos esclarecimentos sobre as dispensas de licitações que ocorreram e as licitações que ainda ocorrerão, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, no período da pandemia. Além de apresentar aos membros todos os gastos realizados até o presente momento, a reunião teve o objetivo de apresentar as situações vivenciadas pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente para o enfrentamento da Covid-19.

Foi explanado que a Secretaria de Saúde recebeu o montante de R$1.626.742,96 (Um milhão, seiscentos e vinte e seis mil, setecentos e quarenta e dois reais e noventa e seis centavos) no dia 13 de abril, provenientes de emendas parlamentares, bem como o montante de R$244.078,98 (duzentos e quarenta e quatro mil, setenta e oito reais e noventa e oito centavos), liberados pela Justiça Federal para a aquisição de materiais de consumo e equipamentos de EPI’s.

Durante a reunião, os representantes da Secretaria de Saúde, também, relataram sobre as dificuldades encontradas no que se refere à realização das licitações na modalidade de dispensa, bem como no que se refere aos preços onerosos praticados pelos fornecedores, neste momento da pandemia.