Com medidas de higienização e prevenção a Covid, Maracás inicia ano letivo com aulas 100% presenciais

Alunos são submetidos a protocolos sanitários. Foto: Divulgação

A sexta-feira (11) foi marcada pela volta às aulas 100% presenciais na cidade de Maracás, no Vale do Jiquiriçá. A Prefeitura informou que, para garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais da Educação, implantou uma série de protocolos sanitários nas unidades escolares.

As medidas têm como objetivo, segundo a secretária de Educação, Adneide Novaes, reduzir os riscos de contágio pelo novo Coronavírus, tanto para os alunos, quanto para professores e profissionais da Secretaria de Educação envolvidos no processo de ensino.

Os protocolos estabelecem regras para o comportamento de alunos e professores nas escolas e no transporte escolar.

Entre as medidas incluídas no protocolo sanitário estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nas escolas, além da oferta de álcool em gel e do distanciamento entre as carteiras dos alunos. Todos os profissionais da unidade escolar usarão máscaras e, os professores e monitores, também farão uso para a retomada das aulas.

Ao chegar às escolas, os alunos terão a temperatura medida por termômetro eletrônico e vão passar por pias instaladas para higienização. O uso dos banheiros será monitorado pelos profissionais, assim como o momento das refeições/merenda, tudo pela vida e pela educação de Maracás.

Ainda de acordo com a secretária, o avanço no processo de vacinação da população diante da autorização do Ministério da Saúde para vacinar crianças, com mais de 90% dos munícipes imunizados, foi o principal fator que motivou o retorno das aulas presenciais após diálogo com o prefeito Soya Novaes, professores e entidades da classe educacional. Contudo, apesar de reconhecer os prejuízos com o ensino remoto ao longo de dois anos de pandemia e de comemorar a retomada das aulas presenciais em 2022, o secretária municipal não descarta a possibilidade de voltar ao online, em caso de necessidade. ”Se houver risco, o prefeito tomará uma decisão”.