Atleta cearense passa por transplante de fígado após tomar remédio para emagrecer

A atleta cearense Janyne Luna, de 32 anos, precisou passar por um transplante de fígado depois de tomar um remédio para emagrecer, sem prescrição médica.

Os sintomas começaram cerca de um mês após a pausa no uso do medicamento. Janyne foi diagnosticada com quadro grave de hepatite e inflamação no fígado.

A biópsia no fígado de Janyne apontou para hepatite medicamentosa, provocada pelo uso do medicamento usado para emagrecer, que continha maca, uma tradicional raiz peruana. Os médicos, então, atribuiram a inflamação à maca.

O caso aconteceu em 2019. Janyne se recuperou e chegou a disputar um campeonato de basquete para transplantados, que venceu.

Médicos entrevistados pelo portal G1 alertam para falsas promessas milagrosas vendidas por remédios emagrecedores, até mesmo chás.

“Para você ter uma hepatite fulminante, o fígado precisa realmente ser lesado de forma contínua, com altas doses de princípios ativos de várias substâncias. Então, não tem porque utilizar chás que você não sabe o conteúdo. Você não sabe o que é que tem naquele chá”, considerou Huygens Garcia, chefe do serviço de transplante de fígado do Hospital Universitários Walter Cantídio.