AGU indica que mais de 20 mil crianças foram vacinadas contra Covid irregularmente em 2021

Até dezembro de 2021, antes da aprovação da vacina infantil, cerca de 20 mil crianças haviam sido imunizadas contra a Covid-19 de forma irregular. A informação foi repassada pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos só começou no Brasil nesta semana, com o imunizante da Pfizer produzido exclusivamente para essa faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, milhares de doses fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) podem ter sido aplicadas em crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2.400 crianças de 0 a 4 anos receberam doses protetoras, além de mais de 18 mil crianças de 5 a 11 anos. As informações estão disponíveis na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O imunizante autorizado pela Anvisa para a vacinação de menores de 18 anos é o produzido pela Comirnaty/Pfizer. No entanto, milhares de doses de outros imunobiológicos foram aplicados em adolescentes e crianças em diversos estados brasileiros.

A AGU pede a suspensão de qualquer campanha de vacinação de crianças e adolescentes em desacordo com as diretrizes prescritas no PNO e nas recomendações da Anvisa.