Agricultores familiares da zona rural de Maracás ganham reforço na comercialização da produção

/ Agricultura

Maracás ganha uma balança rodoviária. Foto: Divulgação

As famílias agricultoras da comunidade de Porto Alegre, município de Maracás, comemoram a instalação de uma balança rodoviária. O equipamento, que começou a funcionar a partir da entrega técnica realizada no último fim de semana, possibilita a passagem de caminhões e pesagem de produtos agrícolas. A ação foi realizada por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Prefeitura Municipal de Maracás.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Porto Alegre, José Oliveira, explica que a iniciativa vai beneficiar diretamente cerca de 270 famílias, que produzem itens como melancia, abóbora e silagem de milho, mas também de outros municípios vizinhos, como Iramaia: ”A balança vem para dar um parâmetro na comercialização, com preços mais justos entre produtores e compradores, de diversas feiras e centros de abastecimento. Isso vai melhorar o ganho real dos produtores”.

O presidente da associação observa ainda que a aquisição da balança é resultado de um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura de Maracás e técnicos da Bahiater, que apoiaram a associação na elaboração do laudo e parecer sobre a demanda da associação, que foi apresentada à CAR/SDR, para a aquisição do equipamento.

O coordenador da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), no âmbito do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, Bruno Andrade, salienta que na região há cerca de 150 hectares de áreas irrigadas, todas da agricultura familiar, que recebem acompanhamento do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), e têm como principais culturas a da melancia, abóbora, melão e pimentão: ”Com a balança eles deixam de perder no momento da comercialização, pois recebem o preço justo pela produção”.

Os comentários estão fechados.