Agricultores do Vale do Jiquiriçá recebem mudas de frutíferas e discutem a produção rural

Secretários, deputado e prefeitos no evento. Fotos: Blog Marcos Frahm

Para dinamizar os processos de produção com insumos de elevada qualidade, visando maior rentabilidade e produtividade para a agricultura familiar, foram entregues, nesta quarta-feira (24), 16.500 mil mudas de frutíferas e essências florestais, para agricultores do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, no município de Jiquiriçá.

A entrega aconteceu, no município de Jiquiriçá, durante o seminário Parceria Mais Forte – Governo do Estado e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá e com o Colegiado Territorial.

O seminário reuniu representantes da sociedade civil e do poder público estadual dos municípios da região para debater iniciativas que possam alavancar a produção rural dos municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá. Esse é o quinto encontro realizado pela SDR, com o objetivo de discutir iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou que nos menores municípios o maior empregador é a agricultura familiar: ”Temos mais de 700 mil propriedades da agricultura familiar pra cuidar e é por isso que estamos chamando os prefeitos e os gestores municipais para que, juntos, possamos realizar ações para aumentar a produtividade rural do estado”.

Evento reuniu também secretários municipais e produtores rurais

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apontou que entre as ações executadas pelo Governo do Estado estão assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento à produção e agroindustrialização: ”Estamos apresentando um conjunto de possibilidades e analisando o que já foi feito para que possamos fazer mais e melhor. Esses seminários têm sido um momento importante, pois além de estar com toda a equipe da SDR, estamos com parceiros importantes como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), para que possam ver o potencial que temos e juntos fazermos a economia dos municípios girar”.

Dona Marinalva dos Santos de Jesus, agricultora familiar da comunidade de Macuca, produz cacau, guaraná, urucum, pimenta do reino, entre outros produtos. Segundo ela, com a entrega das mudas ela vai aumentar sua produção: ”A expectativa é de a gente aumentar nossa renda”.