A eleição entre prefeitos do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá para escolha do novo presidente da entidade representativa só acontece em janeiro, mas já tem postulante de olho no cargo. Segundo fonte do Blog do Marcos Frahm, o primeiro nome a ser cogitado é do prefeito de Lagedo do Tabocal, Marquinhos Sena (PP), reeleito no último dia (06) com mais de 70% dos votos válidos. Antônio Marcos Araújo De Sena tem 43 anos, já foi vereador e exercerá o segundo mandato consecutivo de prefeito ao obter nas urnas 3.800 votos, 74,45% dos válidos, derrotando Ednaldo Campos (PSD), que teve 1.304 votos, 25,55% dos válidos.
O atual presidente, Antonio Danilo (PSD), prefeito de Nova Itarana deixará os cargos de gestor, de presidente e deverá marcar a data da nova eleição para presidência do Convale. Entre as regras exigidas pelo estatuto, apenas prefeitos reeleitos devem disputar, sem vedação de idade. Entre os prefeitos do Vale, 06 foram reeleitos nas últimas eleições municipais: Edione Agostinone (PT), de Jaguaquara, Antonio Marcos (PP), de Lagedo, Romi Lisboa (PT), de Planaltino, Antonio Sampaio (Avante), de Irajuba, Valdelino Santos (PSDB) de São Miguel das Matas e Linsmar Moura, reeleito pelo PSD em Elísio Medrado.
O presidente Danilo ainda não se pronunciou sobre o assunto, Marquinhos também não e os demais seguem na mesma direção, adotando o silêncio. Nos bastidores, se diz que os caciques do Governo, cuja máquina estadual é quem apoia os consórcios com repasses financeiros para execução de serviços, como manutenção de estradas, por exemplo, serão consultados. A questão partidária não dele ser levada em consideração. No Vale, o PT fez o maior número de prefeitos, 06, seguido do PP, com 04, Avante 03, PSD 03, PSB 02, PSDB 01.