A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb acaba implantar em municípios do Vale do Jiquiriçá, uma célula do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC). O Polo da Universidade será sediado em Santa Inês, onde ocorreu neste sábado (27), no Salão Paroquial, a Aula Magna do curso de licenciatura em Pedagogia, que será estendido aos municípios de Cravolândia e Ubaíra. A pró-reitora de Graduação da Uesb, Talamira Taita Rodrigues, ministrou a palestra do evento, que contou com a participação de docentes discentes dos três municípios, prefeito José Afrânio (Santa Inês), acompanhado dos deputados Álvaro Gomes e Alice Portugal (PCdoB), vereadores, Jocélia Almeida, secretária municipal de Educação, prefeito Naelson Lemos (Cravolândia), que representou o município ladeado pela secretária de Educação, Gilda Letícia dos Santos e pelo vereador Neném Vei.
Na oportunidade, a pró-reitora Talamira Taita, disse ter consciência da relevância que as licenciaturas da Uesb têm para os municípios do Vale, pois o sonho de muitas pessoas vêm se tornando realidade, que é ingressar em uma universidade pública de qualidade. ”Por isso não temos medido esforços para a implantação do curso do Parfor por toda a região, porque a educação é o único caminho para a construção de um país mais justo e equilibrado ”, ressaltou. O Parfor é um projeto criado pelo governo federal para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica. O prefeito de Santa Inês, José Afrânio (PCdoB), comemorou a implantação do Polo Universitário e disse que ”investir no setor educacional é a forma mais apropriada de possibilitar o desenvolvimento de uma nação” e afirmou que dará prioridade a Educação no município.
Já Naelson Lemos (PT), chefe do Executivo de Cravolândia, revelou que o curso de Pedagogia significa novos desafios e avanços para a educação da região. A deputada federal Alice Portugal disse que na Comissão de Educação no Congresso trabalhar para garantir a votação da medida provisória que garante 100% dos royalties para a educação. ”Sem educação, a população brasileira não terá um futuro garantido. Entendo que também é necessário concluir a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a garantia dos 10% do PIB, que se encontra hoje no Senado. Santa Inês está de parabéns por este avanço, que resultará em dias melhores para esses professores, que agora vão poder ingressar numa faculdade pública”.