Populares já vivem clima de ebulição política no município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. O líder do PSD local, Lúcio Monteiro, que governou Ubaíra por três vezes, (1997-2000, 2005-2008, 2009-2012) e no último pleito de 2016 foi vencido por Fred Andrade (PP), por uma diferença de 643 votos é pré-candidato.
Na ocasião, o atual gestor, Fred, que inclusive já desistiu da disputa de 2020, foi o nome indicado pelo prefeito da época, Fábio Cristiano (PT), e contava com o apoio da ex-prefeita Rosani Fagundes, que é médica e uma tradicional liderança política no município. Foi Rosani a fiel da balança nos pleitos de 2012 e 2016, nos quais ela indicou o vice-prefeito da chapa vencedora.
Contudo, no pleito deste ano, a médica Rosani, que rompeu com o prefeito, irá marchar com Lúcio, que parece já ter colocado o bloco na rua e, nos quatro cantos, a novidade do atual cenário político é a união de forças contra o grupo governista que, apesar da desistência do prefeito, tem dois nomes postos: Neném (PP), e Cláudio (Podemos), que foi o coordenador da campanha eleitoral de 2016.
Para compor chapa com Lúcio, a ex-prefeita Rosani indicou a pré-candidatura do jovem empresário Eric Barreto (PDT), outro que também teve importante participação na campanha do prefeito Fred. Em 2018 ele foi um dos responsáveis pela votação expressiva deputado estadual Dal (PP) no município.
Além da ex-prefeita, o grupo de oposição liderado por Lúcio vem angariando apoio de outras figuras, que na sucessão municipal anterior defendiam a candidatura de Fred. A coligação oposicionista deve ser composta pelo PSD, PDT, MDB e AVANTE façam uma composição para a disputa majoritária. As convenções partidárias que deverão homologar as três candidaturas estão marcadas para o próximo dia (16).