Em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, mesmo após vencer o prazo de realização das convenções partidárias para oficialização de candidaturas a cargos eletivos, o clima na cidade ainda é de ebulição política com as movimentações dos grupos políticos que irão se enfrentar na disputa eleitoral a partir do próximo dia (17), conforme determina a legislação.
O atual prefeito, Lúcio Passos Monteiro, PSD, de 62 anos, que governa o município pela 4ª vez (1997-2000, 2005-2008, 2009-2012, 2021-2024) chegou a ter o nome homologado em convenção, oficializando a chapa com o candidato a vice Tony Brito e foi alvo de especulações nos últimos dias sobre uma possível desistência do pleito. Lúcio nega o recuo, porém, as especulações fizeram com que o prefeito se pronunciasse em entrevista a veículos de comunicação, com carta aberta ao público. No pronunciamento, que foi publicado no domingo (11) em sua página no Instagram o prefeito transferiu a autoria do boato à oposição, admitindo que se chegou a cogitar a possibilidade de substituição de chapa, diante de suas limitações física com quadro de saúde, mas que a mudança não foi oficializada. ”A manutenção da nossa candidatura se deve ao compromisso que nós temos com o nosso grupo político, com a população de Ubaíra, principalmente o compromisso que nós temos de trabalhar pela coletividade”, disse Lúcio, que continuou ao ser indagado sobre a possível desistência: ”A oposição disseminou isso como se fosse uma verdade. O que ocorreu, de fato, é que nós discutimos, dentro do nosso grupo, uma possibilidade de substituição de chapa, diante de algumas limitações físicas que eu tenho tido em função de questões de saúde, mas em momento nenhum se declarou uma desistência. A oposição aproveitou para criar um fato político”, justificou.
A saga da desistência em Ubaíra – Lúcio, que nega recuar do embate, vai enfrentar no processo o mesmo adversário de 2020, Neném Rabelo, do PP, que terá como vice da chapa o ex-prefeito Fred Andrade, este que desistiu da reeleição em 2020, por questão de saúde. Lúcio venceu por 199 votos de diferença. A disputa, mais uma vez, promete ser acirrada e dizem lá que os seus opositores estão animados. Fred, inclusive, foi quem jogou lenha na fogueira, gravando um vídeo no último final de semana para informar que o prefeito poderia desistir.
*por Marcos Frahm