A representação do Avante da Bahia, em comparação com as prefeituras obtidas pelo partido por todo o Brasil, tem sido alvo de análise. Considerando as prefeituras do Avante a partir de 2025, a Bahia é responsável por 44% dos chefes de executivo eleitos por todo o país.
No Brasil, o Avante atingiu a marca de 135 prefeitos eleitos. Somente na Bahia, a legenda teve 60 prefeituras com nomes do Avante sendo escolhidos. O partido teve um salto em desempenho com a chegada do novo presidente da legenda, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Ainda no período eleitoral a legenda já possuia número expressivo de prefeitos filiados, com 61, nas vésperas das eleições deste ano.
Com um aumento significativo de 1.425% entre os anos eleitorais, o Avante, atualmente, é a segunda legenda com o maior número de cidades com prefeitos filiados entre os quadros. Em 2020, o Avante elegeu apenas os prefeitos de Canápolis, Jandaíra, Santaluz e Saubara. Em 2024 o partido fez o prefeito em Brejões, Brumado, Camamu, Canavieiras, Gandu, Guanambi e Valente, entre outras.
Mesmo com a clara ascensão, o presidente do Avante na Bahia, o deputado federal Ronaldo Carletto não descartou pensar no seu futuro político para além do diretório estadual e voltar às urnas nas eleições de 2026, seja para a reeleição à Câmara dos Deputados ou uma possível candidatura ao Senado. ”Eu nunca pensei mais nisso, mas meu nome está à disposição como sempre, senão não estaria hoje como presidente do partido. Quem está na política não pode dizer que não vota e não quer ser votado”, comentou ao BN.