O mês de setembro é dedicado a conscientização sobre a prevenção do suicídio e a importância de se discutir a saúde mental. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, no Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.
Diante da importância da causa, o Hospital de Jaguaquara, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, abraçou a campanha com o objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
Desde a entrada da unidade, já é possível ter acesso a informações sobre a campanha e como conseguir ajuda psicológica. Além disso, todos os pacientes internados na unidade contam com o suporte da equipe de psicologia.
“É um alerta para a importância de um olhar atento e acolhedor para com os que estão próximos da gente. A valorização da vida é o caminho que devemos percorrer diariamente. Precisamos falar sobre o suicídio, oportunizar uma escuta sem julgamentos e busca por cuidar da saúde mental é essencial. A conscientização é chave para salvar vidas e construir uma sociedade mais solidária e compassiva. Juntos, podemos fazer a diferença”, ressalta o comunicado elaborado pela Comissão de Humanização da unidade.
Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara tem 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico. A unidade ainda é referência nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, urologia, angiologia e ginecologia.
Peça ajuda
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.