Secretaria de Segurança Pública da Bahia registra redução de 64% nos casos de furto no 1º dia de Carnaval em Salvador

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) registrou uma redução de  64% dos casos de furto durante o primeiro dia de Carnaval, saindo de 151 para 57 ocorrências. Além disso, segundo balanço da pasta divulgado nesta sexta-feira (28), houve a apreensão de 301 objetos proibidos como objetos cortantes, réplicas de arma de fogo, entre outros objetos que podem oferecer perigo aos foliões.

Os números foram divulgados durante reunião no Quartel dos Aflitos, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior (MDB), além do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, secretários estaduais e outros gestores. O encontro teve como objetivo analisar os resultados das ações de segurança e o desempenho das estratégias adotadas pelas diferentes áreas envolvidas na organização do Carnaval.

”O trabalho das forças de segurança está sendo extremamente eficiente e coordenado. Isso só foi possível graças ao esforço conjunto entre os diversos órgãos envolvidos e ao investimento significativo em tecnologia e pessoal. Estamos comprometidos com a segurança da população e com a proteção de todos os foliões que participam dessa grande festa”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.

O trabalho realizado na primeira noite também garantiu a ausência de crimes graves contra a vida como homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. As lesões corporais apresentaram redução de 41,7%. Os roubos, por sua vez, recuaram 40%. Foram 20 ocorrências em 2024, contra 12 casos este ano. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas, furto, lesão corporal e receptação.

Já os Portais de Abordagem da Secretaria da Segurança Pública contabilizaram um aumento de 22% de público no primeiro dia do Carnaval de Salvador. Cerca de 1,5 milhão de baianos e turistas passaram pelas estruturas policiais e participaram da festa nos circuitos oficiais.