Como parte das estratégias de enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Febre Amarela Urbana e Chikungunya, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem implementando diversas ações preventivas, entre elas a disponibilização da vacina. Seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde, o município passou a partir da última quarta-feira (13), a atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade com a vacinação, ampliando, assim, a faixa etária.
Anteriormente, o município havia iniciado a vacinação nas crianças de 10 a 11 anos e, agora, apenas duas semanas após o início da campanha, a vacinação foi expandida, sendo esta uma das medidas mais eficazes para prevenir a propagação da Dengue, além de ser uma ação importante para o fortalecimento da cobertura vacinal no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, proporcionando ampla acessibilidade para a população.
”Seguimos com diversas ações que, associadas com a vacinação, vem auxiliando no combate à Dengue. Os casos da doença têm aumentado em todo o país e na Bahia, por isso, temos nos empenhado não só em facilitar o acesso à vacina, mas em combater possíveis criadouros do mosquito. Este é um trabalho que pode ser desenvolvido por todos, tirando apenas dez minutos para inspecionar suas residências e eliminar focos de água parada. A vacina é uma ferramenta de prevenção, mas não impede que o mosquito, o transmissor da Dengue, Zika, Febre Amarela Urbana e Chikungunya, se prolifere. Para isso, a população deve participar de forma ativa.”, disse o secretário de Saúde,Marlon Pereira.