O SAC Digital alcançou a marca de 2 milhões de usuários. A plataforma eletrônica de serviços públicos do Estado apresentou um crescimento exponencial, saltando de 249 mil usuários cadastrados em dezembro de 2019, para o total de 2 milhões, completados ontem (7). O aumento reflete a estratégia do Governo da Bahia, que investiu no modelo de serviços públicos ofertados pela internet, como parte da política de transformação digital do Estado.
A plataforma eletrônica disponibiliza 425 serviços públicos pela internet, sendo que 33 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como a emissão de documentos públicos, a matricula escolar, o licenciamento de veículo, dentre outros.
O SAC Digital já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, somando os serviços realizados de forma 100% digital, agendamentos ou aqueles semipresenciais (parte realizado pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). A plataforma permite que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos usando apenas um computador com conexão à internet, ou até mesmo um celular.
A partir de maio, com o agravamento de pandemia e a paralisação total das atividades presenciais, o SAC Digital voltou a ter um crescimento excepcional. Outro fator preponderante para o aumento de usuários foi a entrada de serviços digitais que possuíam grande demanda como a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) e a ampliação do RG Expresso.