O governador Rui Costa comemorou nesta quarta-feira (3) a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em atualizar as regras para o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. ”Valeu a pena a batalha da Bahia pela Sputnik V”, afirmou o gestor, em postagem no Instagram. A nova diretriz foi antecipada pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, durante o dia e confirmada pelo órgão federal no começo da noite.
O estado move uma ação no Supremo Tribunal Federal onde pede autorização para importar a vacina russa, com a qual o governo estadual tem uma garantia de recebimento de 50 milhões de doses – 10 milhões até março. A Anvisa veta até então este imunizante, dentre outros motivos por não haver testes clínicos no país.
”Uma vitória importante nesta nossa luta para garantir mais doses para vacinar brasileiros e brasileiras. Parabéns à Procuradoria Geral do Estado da Bahia pelo trabalho até aqui junto ao STF. Seguimos confiantes no Supremo. Seguimos confiantes na ciência que salva vidas”, completou Rui, na rede social.
O governador baiano, via assessoria, agradeceu ao STF ”pela postura firme, determinante na defesa da saúde pública e da vida humana”. Rui avalia que a reconsideração pela Anvisa “significa a retomada da imagem da Anvisa que tinha prestígio no passado e vinha perdendo essa imagem positiva no exterior e se arriscando a entrar no caminho da anticiência”, afirma Rui.