Mesmo com o passaporte retido, o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi anunciado nesta quinta-feira (05/09) como novo embaixador do Turismo brasileiro, junto com o cantor Amado Batista. A decisão foi do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que busca divulgar projetos para tornar o país mais conhecido no exterior.
”O turismo é importantíssimo para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”, disse Ronaldinho, após o anúncio.
O ex-jogador teve o passaporte apreendido em neste ano e não tem permissão para sair do país. Ele e o irmão, Roberto Assis Moreira, foram condenados pela Justiça do Rio Grande do Sul pela construção ilegal de um trapiche – um tipo de plataforma de pesca -, sem qualquer licenciamento ambiental, em uma Área de Preservação Permanente.
Segundo o Ministério Público, a multa inicial de R$ 800 mil já ultrapassa a casa dos R$ 8 milhões. Em nota, o Instituto afirmou que o trabalho de Ronaldinho e do cantor Amado Batista será puramente voluntário, ajudando ”em diversas campanhas a serem realizadas pela autarquia”. Além dos citados, também foram escalados como novos embaixadores Richard Rasmussen, Renzo Gracie e Bruno e Marrone.