Reforma na Segurança Pública: Jerônimo promove mudanças nos comandos e deve anunciar nesta segunda; veja nomes

Fotos: Divulgação / PC / PM / DPT e Carol Garcia / GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) irá promover uma reforma nas forças de segurança pública na Bahia. Conforme informações obtidas pelo Bahia Notícias, as mudanças incluem saídas nos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Existe a expectativa de que os anúncios sejam realizados na tarde desta segunda-feira (24), em agenda do governador no Centro de Operações e Inteligência (COI).

Segundo fontes da reportagem no governo, o Comandante Geral da PM, o coronel Paulo Coutinho, deverá ser substituído no cargo pelo Coronel Magalhães, atual comandante de Policiamento Metropolitano. Coutinho comandava a corporação desde a época do governador Rui Costa (PT), sendo nomeado em janeiro de 2021.

Outra tendência é a saída da delegada-geral Heloísa Brito à frente da Polícia Civil. Para o seu lugar, deve ser nomeado André Viana, que atualmente é diretor Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste) e já vinha sendo ventilado para assumir a PC. Heloísa atualmente é presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e foi a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Civil. Ela estava no cargo desde o final de 2020, sendo nomeada por Jerônimo.

No Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação, o coronel Adson Marchesini, também deve ser mais um que se despede da chefia da segurança pública do governo do estado. Para o substituir, o coronel Aloísio Mascarenhas, atual comandante Regional de Bombeiros Militar da Capital e Região Metropolitana de Salvador, deve ser alçado à cadeira. Marchesini estava à frente dos bombeiros desde janeiro de 2021.

Por fim, finalizando a rodada da reforma da Segurança Pública da Bahia, a atual diretora-geral do DPT, Ana Cecília, também deve ser substituída. Ela comandava os trabalhos da diretoria desde julho de 2023, sendo a primeira mulher a assumir a chefia do DPT em 24 anos. Ainda não se sabe o nome que irá assumir seu lugar.

*Por Mauricio Leiro / Leonardo Almeida / Bahia Notícias