O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga atribuiu a falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina CoronaVac a uma ”questão contratual entre o Instituto Butantan e a China”. Ele não entrou em detalhes, mas garantiu que o Brasil possui boa relação com o país asiático.
”A questão do Butantan com a China é uma questão contratual. Espero que esse suprimento de IFA ocorra normalmente e a produção se regularize para que tenhamos também disponível a vacina CoronaVac como tem sido desde o começo do ano”, defendeu.
”Temos relações muito boas com todos os países, inclusive com a China. É um parceiro comercial importante do Brasil. (…) Eu me reuni já pelo menos duas ou três vezes com o embaixador Yang Wanming (embaixador da China no Brasil) e não há nenhum problema diplomático do Brasil com a China”, completou.
A produção nacional da CoronaVac foi suspensa nesta sexta-feira (14) pelo Butantan. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o atraso na chegada do insumo, que é enviado pela China, é culpa das críticas recentes feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao país.