Prefeitura de Jequié emite nota e nega agressão da Guarda Municipal contra casal de camelôs

Pessoas presenciam caso em via pública. Foto: Jequié Repórter

A Prefeitura de Jequié, através de sua assessoria de comunicação, divulgou nota publica para esclarecimentos sobre o incidente envolvendo guardas municipais na tarde de ontem, quarta-feira (17), na Praça Ruy Barbosa. Os agentes públicos aparecem em vídeos que repercutem nas redes sociais, supostamente agredindo fisicamente um casal de camelôs, durante proibição do comércio de mercadorias em uma calçada, local inapropriado para o comércio informal. Apesar de imagens estarem viralizando na internet, e revelando que o casal teria sofrido agressões supostamente praticadas pelos guardas, a Prefeitura, na nota, nega as agressões, tendo enfatizado que os camelôs estariam descumprindo acordo com o poder público municipal de nãos mais comercializar nas calçadas, depois de providenciado um local apropriado para os ambulantes.  Leia abaixo a nota pública!

”Ouvida pela administração da Prefeitura, a Guarda Municipal, responsável pela manutenção da ordem pública, assegurou que em nenhum momento houve qualquer tipo agressão aos envolvidos, apesar do descumprimento da Lei Municipal e do acordo firmado entre a prefeitura e os representantes dos ambulantes, que em sua quase totalidade, já foram relocados para um espaço apropriado, dotado de infraestrutura construída exatamente com a finalidade de proporcionar mais segurança e conforto para consumidores e para os próprios ambulantes.

…Elementar destacar também que o casal em questão já havia sido formalmente advertido por fiscais da prefeitura acerca da impossibilidade de permanência e comercialização de produtos naquela localidade, conforme, inclusive, determinação do Ministério Público da Bahia, sendo orientados a utilizarem o espaço que foi projetado para este fim. Diante da resistência dos envolvidos e da clara e deliberada afronta a Lei Municipal, os agentes e fiscais tentaram de todas as formas mediar a saída voluntária dos envolvidos, entretanto se depararam com atos de truculência e desrespeito, gerando uma situação onde não restou alternativa senão o recolhimento dos produtos e a devida liberação da calçada para os transeuntes.

…Vale ressaltar que o vídeo gravado por uma testemunha e que vem sendo divulgado nas redes sociais, mostra tão somente o momento do recolhimento das mercadorias e a apresentação da resistência ao cumprimento da Lei, por parte dos envolvidos. Tal vídeo distorce os fatos ao não apresentar a abordagem por completo, prejudicando a compreensão da comunidade jequieense que reconhece a respeitosa forma de atuação da Guarda Municipal e o brioso trabalho que presta a este município. A prefeitura compreende e reconhece toda e qualquer atividade desenvolvida por qualquer munícipe, com o intuito, de através do trabalho, promover o sustento e a prosperidade de suas famílias. A maior prova disso  foi a disponibilização de um espaço adequado para esta finalidade”.