A instalação de câmeras nas fardas de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) não está no radar da Prefeitura de Salvador neste momento, conforme declaração do prefeito Bruno Reis na manhã desta segunda-feira (15).
”A nossa missão maior é a segurança e a preservação do patrimônio público. A guarda dá um apoio na questão da segurança, mas a sua principal atribuição não é essa. Então, essa discussão ainda não chegou ao município e não há nenhum tipo de demanda neste sentido pela natureza do trabalho que a guarda realiza”, pontuou Reis durante a entrega de 26 novas viaturas para a corporação.
A discussão sobre a instalação de câmeras nas fardas de agentes de segurança municipais e estaduais vem sendo pautada no Brasil nos últimos anos. Cidades como Juiz de Fora (MG), já adotam a medida e desde fevereiro os guardas da cidade utilizam o equipamento.
Na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) republicou, na última sexta-feira (12), a licitação para a contratação de câmeras corporais. O lançamento da nova disputa ocorre após empresas solicitarem esclarecimentos sobre o serviço que a SSP deseja implementar. Com informações do site Bahia Notícias