A prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PT), assumiu, nesta quarta-feira (11) a presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié, responsável pelo funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, cuja manutenção é compartilhada entre o Estado, que financia 40% dos custos, e os municípios consorciados, que cobrem os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.
Assistente Social de formação, Edione vai substituir na entidade a médica e prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (Avante), que deixará o cargo de gestora do seu município no próximo dia (31) e o mandato no Consórcio já se encerrou. A mandatária de Jaguaquara foi eleita por aclamação em chapa única, que tem como vice-presidente o prefeito reeleito de Planaltino, Romi Lisboa (PT).
O Consórcio de Saúde é composto por 27 municípios, do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá. Dos 27 consorciados, 06 compareceram ao desta quarta-feira, em Jequié, entre eles o anfitrião, gestor reeleito da Cidade Sol, Zé Cocá (PP). Os demais, que não foram ao ato enviaram representantes.
Segundo fonte, o surgimento de Edione como presidente teve a participação discreta do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que atuou nos bastidores para a candidatura da prefeita reeleita do maior município do Vale.