Para o ex-prefeito de Itiruçu, o advogado Ailton Cezarino (PSB), o sábado (03) de dezembro seria um dia normal, como outro qualquer. Entretanto, Cezarino, que concedia entrevista à Rádio Comunitária LT FM, instalada no vizinho município de Lagedo do Tabocal e, como de costume, aplicando críticas à gestão da prefeita Lorena Di Grgório (PSD) não esperava que fosse uma manhã turbulenta.
O ex-prefeito, que contestava a moradia de Lorena, insinuando que a mandatária não teria morada fixa em Itiruçu, teve a amarga surpresa: recebeu a visita de cortesia da prefeita, que adentrou nos estúdios rebatendo o adversário: ”Estou ouvindo o rádio e, aí, quando a pessoa começa a falar mentira, a gente tem que vim pessoalmente para desmentir. Doutor Ailton, um homem de idade, para de conversa mole de que não moro em Itiruçu. Eu moro na casa de minha mãe, velho. Tu é muito prosa ruim, vamos discutir projeto, pare com isso’’, disparou Lorena nos estúdios, cujo áudio foi captado pelos microfones da rádio durante um programa apresentado pelo radialista Dilson Santos.
Cezarino reagiu afirmando que Lorena já teria fugido de um debate eleitoral. ”A senhora já fugiu de um debate comigo. Então, bora debater aqui, o espaço está aberto para a gente debater. Eu tenho minha casa em Itiruçu, minha mãe tem também, a senhora não tem e Itiruçu precisa disso’’.
Lorena replicou: ”Sabe porque eu fugir do debate com você, porque eu não suporto você? Você é mentiroso, sínico, vingativo, falso. Uma baixariazinha sábado de manhã, é isso que você quer. Me respeite, como mulher e como prefeita da cidade e lá você não vai sentar mais nunca”.
Em meio a troca de farpas, Cezarino chegou a fazer elogios a Lorena, disse que a mandatária, que é médica e inclusive seguia para cumprir plantão em uma clínica de Maracás e resolveu parar em Lagedo ao ouvir a entrevista é uma excelente profissional, mas o afago não convenceu a prefeita, que pediu ao opositor para não discutir a vida pessoal e tratar apenas da gestão pública.
O ex-prefeito retufou dizendo que não aprova Lorena como gestora. ”Respeito a decisão popular, agora, eu, não aprovo o gestor de gestão pública de vossa excelência”. Lorena lembrou que venceu Ailton no processo eleitoral. ”Eu fui eleita pra você, eu ganhei de você, aceite, seu grupo perdeu duas vezes”.
Ao debater, Lorena segurava um aparelho celular e publicou imagens no Story do Instagram. Ao longo do embate inesperado, o radialista conseguiu controlar a situação. Após os ataques pessoais, ambos voltaram a discutir e o ex-prefeito criticou a saúde em Itiruçu, enfatizando a falta de ambulância na localidade de Ubabuçu, área rural abrangida pela rádio de Lagedo. ‘”Dra Lorena foi uma excelente diretora do hospital, mas hoje, infelizmente, o paciente reclama do atendimento. Tem posto de saúde que não tem médico, o PSF é para atender quatro dias por semana”.
A prefeita médica defendeu a sua gestão: ”Tem médico em todos os PSFs da cidade, ele é mentiroso. Eu desafio uma região dizer que médico trabalhar os cinco dias. Nunca teve ambulância em Ubabuçu, em nenhuma gestão, inclusive na dele, o querido. É porque lá não tem pessoa habilitada na categoria D para trabalhar, mas nós temos um veículo, um carro normal, que faz o transporte e se não puder ser feito pelo carro a ambulância é solicitada, sai do hospital e vai lá. Essa conversa dele, remoída, sobre onde mora, se foi para Brasília, eu não aguento mais. O assunto casa, moradia, moro com minha mãe’’. Os embates entre Lorena e Ailton são sempre marcados pelo tom raivoso. Em 2020, a campanha foi fervorosa e a médica foi reeleita ao derrotar o advogado com 58,18% dos votos válidos, 3.845, contra 41,82%, 2.764 obtidos por Cezarino.
*por Marcos Frahm