Karina diz que o governo não olha para Amargosa. Fotos: BlogMarcosFrahm
Invasão à Delegacia de Amargosa gera crise e jogo de empurra entre governo do Estado e Prefeitura. Todos tentam minimizar sua responsabilidade no episódio. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, esteve na cidade nesta quinta e disse que o governo tem adotado todas as medidas para garantir a segurança no município. Já a prefeita Karina Silva (PSB), depois de se reunir com Barbosa no Fórum da cidade recebeu as equipes do Blog Marcos Frahm e Rádio 93FM, em seu gabinete, no prédio da Prefeitura e disse reconhecer que há, de fato, um problema na área de segurança em várias cidades, por conta das dificuldades do governo, mas que em Amargosa a situação é bem mais grave que em outros municípios. ‘’A gente sabe das dificuldades, das limitações, mas a gente quer uma ação mais efetiva do governo em Amargosa. A prefeitura de Amargosa tem um convênio com a secretaria de segurança e aí a gente fornece combustível, alimentação, funcionários para trabalhar nessas instituições. Nós pagamos também aluguel de imóveis e eu acredito que é o que todas as cidades da Bahia fazem, mas não está havendo atenção especial do estado com a segurança pública de Amargosa’’, desabafa Karina.
A prefeita Karina recebeu as equipes da Rádio 93 e do Blog Marcos Frahm
A gestora, ao lamentar a morte da menina de 1 ano e meio, que foi alvejada em operação policial, afirmou que ”foi preciso ocorrer um fato desta natureza para o governo voltar as atenções para Amargosa”. ‘’Infelizmente é uma vida que se vai, e eu fico muito triste, porque só agora a gente consegue ser ouvido. A gente tem todas as solicitações que vêm sendo feitas ao governo para olhar para a segurança do município. Desde quando assumimos a prefeitura que estamos pedindo a construção de uma nova delegacia em Amargosa. A delegacia foi interditada há três anos, através do pedido de um vereador ao Ministério Publico. O governador foi informado, a OAB foi informada, a secretaria de segurança foi informada, mas infelizmente não tivemos as solicitações atendidas’’.
”Eu diria que um fato desses é pré- anunciado”, comenta sobre o episódio.
De acordo com a socialista, Amargosa vêm sofrendo há cinco anos com um índice alarmante de violência, inclusive com histórico de ataques as agências bancárias do município. ‘’Eu diria que um fato desses é pré- anunciado. Há 60 dias houve uma guerra de tráfico aqui. Agora, isso culminou. Nos últimos cinco anos, Amargosa tem vivido dias difíceis no que diz respeito à segurança pública. Todos os nossos esforços resultaram num fórum de segurança pública, com apoio dos poderes judiciário e legislativo, com o objetivo de unir forças para fazer com que o estado olhasse para nós’’. A prefeita, apesar das duras críticas ao governo, diz ter conversado por telefone com o governador Jaques Wagner, na manhã desta quinta-feira (17) e revelou que o chefe do Executivo baiano manifestou solidariedade e enviou o secretário Maurício Barbosa para acompanhar a situação. O titular da pasta garantiu o aumento do efetivo de policiais civis e militares e anunciou uma reforma geral do prédio da Delegacia e a estimativa é que os serviços sejam concluídos em até seis meses. Nas ruas, a gestora sofre críticas dos opositores e a versão dos populares é de que ambos os governos falham em não se aproximar para resolver os problemas que afligem à população local. Ela faz oposição ao governo Wagner.