Planaltino: Juiz indefere candidatura de ex-prefeita e candidata a vice por ato de improbidade administrativa

Dra. Lícia, do Solidariedade, da chapa com Zeca, teve candidatura indeferida. Foto: Rede social

Uma decisão do juiz eleitoral Leonardo Brito Pirajá de Oliveira, da 37ª Zona Eleitoral de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, indeferiu o registro de candidatura da candidata a vice-prefeita na chapa da oposição, liderada pelo ex-prefeito e candidato ao Executivo, Zeca Braga, do PSD, a médica Lícia Macieira Freire de Andrade, filiada ao Solidariedade.

A decisão judicial teve como base uma ação de impugnação ao registro de candidatura movida pela Coligação Planaltino no Caminho Certo, representa pelos candidatos Romi Lisboa (PT) e Luciana  (PCdoB), que disputam à reeleição no Município, alegando que a candidata encontra-se inelegível, por ter sido condenada, decisão já transitada em julgado desde 2021, por ato de improbidade administrativa, nos autos do processo N. 0002228-98.2010.4.01.3308, que tramitou na Justiça Federal.

A decisão cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE. Caso sofra novo revés judicial, a Coligação Para Planaltino Voltar a Sorrir terá até o dia (16) de setembro para promover a substituição do nome da vice na chapa. Dra. Lícia estava afastado dos meios políticos desde Junho de 2006, quando foi cassada pelo TSE por cometimento de crime eleitoral à época. Ela governou o município de 2001 a 2004 e de 2005 a 2006. Na disputa sucessória 2024, ainda consta o candidato Nildo da Ponto X, do União Brasil.

*Blog do Marcos Frahm